sexta-feira, 1 de abril de 2011

Festejos do São João da Bahia devem voltar ao Pelô

Palco de alguns dos principais festejos juninos da Bahia, o Pelourinho deve voltar a sediar a programação oficial do São João organizado pela Secretaria de Turismo do Estado. De acordo com o titular da pasta governamental, Domingos Leonelli, os entendimentos com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão em fase avançada. “Conversei com o superintendente estadual do órgão, Carlos Amorim, e eles definirão o tamanho do palco e as diretrizes para a montagem no local”, explica.

Leonelli disse ainda que o São João 2011 deve ser o melhor de todos os tempos para a hotelaria em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. “No período da festa (23 a 26 de junho), teremos um feriado prolongado no Sudeste (Corpus Christi) e isso vai contribuir para trazermos mais paulistas, mineiros e cariocas para o nosso estado”, estima.


Outras regiões como o Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país também terão atenção especial, segundo o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero. “Vamos vender o São João da Bahia em mercados como os do Ceará, Pará e Goiás”, afirma.


Comerciantes do Centro Histórico comemoram

Para o presidente da Associação dos Comerciantes do Pelourinho, Lenner Cunha, a volta do São João para o Pelourinho é um marco como atração de festas populares na capital. “Para nós, comerciantes, isso foi uma vitória, pois atrai as famílias e os turistas para a nossa região, que é importante para o turismo da cidade. É uma festa poderosa, que nos proporciona uma arrecadação 50% maior que em outras épocas do ano”, afirmou.


Lenner Cunha disse ainda que o depois do Carnaval, o São João é, hoje, a segunda principal festa para os comerciantes do Pelô. “E isso não é bom só para os restaurantes, hotéis e pousadas da região, é bom também para quem vende as lembranças da Bahia, para as galerias, por exemplo", disse.


O comerciante Clarindo Silva afirmou que "foi um grande saque retomar a festa no Pelourinho. Os festejos atraem muita gente da capital, que ficava sem opção, assim como traz muitos turistas para a capital”.


Segundo ele, mais gente passa a frequentar o Pelourinho nos dias de festa. “Vendemos mais e isso ajuda a gerar empregos temporários. Eu, por exemplo, tenho 23 funcionários, mas para o período do São João devo contratar mais oito. É emprego temporário, mas é emprego e gera renda”.


Já o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seção Bahia (Abrasel-BA), Luiz Henrique do Amaral, afirmou que a volta dos festejos juninos ao Pelô será bastante positiva para o setor e acredita que os eventos contribuam para o aumento no faturamento dos estabelecimentos do local.


Programação – De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, as atrações do São João da Bahia em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro serão anunciadas ainda no mês de abril, e garantiu que muitos nomes que fizeram parte da grade do ano passado farão parte da programação de 2011.


Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário